4G é a sigla adotada para identificar a quarta geração da tecnologia móvel, que permite a dispositivos eletrônicos, como celular, smartphone, laptops e tablets, acessar a internet com velocidades muito mais rápidas. Todo e qualquer serviço que emite sinais de radiofrequência - como rádio, TV, celular - opera dentro de uma determinada faixa de frequência. No Brasil, o serviço 4G opera em diferentes frequências, sendo que uma delas é a faixa de 700 MHz, que aos poucos está sendo expandido pelo País.
Perguntas e respostas
Pesquise em nossa lista de perguntas frequentes para encontrar respostas sobre a interferência na recepção da TV causada pelo serviço 4G 700 MHz.
1. O que é o 4G?
2. O que está acontecendo
e por quê?
Você já deve ter ouvido falar sobre o 4G. Esta é uma das tecnologias para telefonia móvel mais avançadas e que as operadoras estão ampliando e oferecendo em todo o Brasil. O 4G permite que dispositivos como celular, smartphone, laptops e tablets acessem a internet com velocidades muito mais rápidas e a cobertura do sinal dentro de casas e apartamentos é muito melhor, quando usada a faixa de radiofrequência de 700 MHz. Esta tecnologia traz benefícios para todos, seja o cidadão que usa seu smartphone para se divertir com vídeos, músicas e redes sociais, ou os estudantes, empresários e empreendedores que precisam acessar a internet de qualquer lugar com rapidez e qualidade. Contudo, o serviço 4G que opera na faixa dos 700 MHz está próximo das frequências utilizadas pela TV aberta gratuita. Em teoria, existe uma pequena possibilidade de interferências temporárias na recepção do sinal das TVs abertas gratuitas. Na prática, as interferências não ocorreram. O 4G na faixa de 700 MHz já foi ativado em milhares de cidades brasileiras, incluindo todas as capitais, e nenhuma interferência foi encontrada. Foram feitas aproximadamente cinco mil visitas técnicas para avaliar possíveis interferências relatadas por usuários e nenhuma foi ocasionada pelo 4G.
3. Quem pode ser impactado?
Apenas quem usa os canais de TV aberta gratuita. Mas, na prática, nossas equipes fizeram mais de cinco mil visitas técnica e nenhuma interferência foi detectada. Os canais de TV paga e as transmissões via Satélite não correm risco de serem afetados pelo serviço de 4G em 700 MHz.
4. Quem é a TV Perfeita?
A TV Perfeita foi criada pela EAD - Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão no Brasil. A TV Perfeita teve a missão de minimizar possíveis interferências entre os sistemas de TV e 4G.
5. Como sei se minha TV está sofrendo interferências?
As interferências mais comuns são quadriculados, congelamentos, estalos no som, ausência de imagens, áudio ou mesmo de canais, além de chiados, “fantasmas” e chuviscos. Isso pode ocorrer em alguns momentos ou o tempo todo. Porém, de acordo com nossas avaliações, o mais provável é que não seja uma interferência provocada pelo 4G em 700 MHz. O mais provável é que seja necessário algum ajuste ou revisão na instalação. Por isso, recomendamos que contrate um técnico para avaliar e ajustar a instalação.
6. Vou receber um filtro para eliminar as interferências?
Não. A TV Perfeita enviou um filtro para todos os condomínios residenciais como medida preventiva. Instalando o filtro, os condomínios estariam eliminando qualquer possibilidade de interferência quando as cidades tivessem o 4G na faixa de 700 MHz ativado. Como nenhuma interferência foi identificada em mais de 3 mil cidades, é pouco provável que haja a necessidade de instalação do filtro. Por isso, caso o 4G tenha sido ativado em sua cidade e esteja com algum tipo de problema na recepção de sinais de TV aberta, acione um técnico para verificar o que pode estar provocando a falha.
7. Quais são os tipos de filtro mais adequados?
A equipe técnica da TV Perfeita, em parceria com os setores de Radiodifusão e de Telecomunicações, Universidades e Centros de Pesquisa definiu um único tipo de filtro. Este dispositivo foi fabricado para eliminar as interferências provocadas pelo sinal 4G em 700 MHz sobre a TV aberta terrestre. Entretanto, o 4G na faixa de 700Mhz foi ativado em milhares, foram feitas mais de 5 mil visitas técnicas e nenhuma interferência foi identificada. Por isso, a recomendação para solução da possível interferência em sua TV é contatar um técnico para verificar o que pode estar provocando a falha. Caso queira instalar o filtro mesmo assim, recomendamos contate um técnico. Ele deverá entrar em contato com os fornecedores listados abaixo para adquirir o dispositivo:
- Pró Eletronic: https://proeletronic.com.br
- Componet: https://componet.com.br
- Aquario: https://loja.aquario.com.br
8. O que ocorre se utilizo antena coletiva para TV aberta gratuita?
Todos os condomínios de regiões que poderiam ser impactadas receberam um filtro para ser instalado junto ao sistema de antena coletiva. Se você assiste aos canais abertos de televisão e perceber que há interferência, verifique com os responsáveis pelo condomínio se receberam e instalaram o filtro. Porém, ressaltamos que foram feitas mais de 5 mil visitas técnicas e nenhuma interferência foi identificada em todo o brasil. Por isso, a recomendação para solução da possível interferência em sua TV é contatar um técnico para verificar o que pode estar provocando a falha.
9. Eu tenho mais de uma TV em casa. O que devo fazer?
Este passo-a-passo vai ajudar a verificar todas as TVs que tem em casa:
PASSO 1: Verifique se todas as TVs estão conectadas à antena externa.
PASSO 2: Verifique se os cabos estão conectados corretamente, além de estarem conectados no lugar certo, não pode haver mal contato. Os cabos devem estar bem presos.
PASSO 3: refaça a busca de canais seguindo as orientações dos manuais da sua TV e do conversor.
Se tiver dúvidas sobre a instalação, procure um técnico para ajudar neste processo.
10. É verdade que muitos lares podem ser afetados?
Não. Nossos técnicos fizeram mais de 5 mil visitas técnicas e nenhuma interferência foi identificada em todo o Brasil. Por isso, a recomendação para solução da possível interferência em sua TV é contatar um técnico para verificar o que pode estar provocando a falha.
11. A TV Perfeita vai avisar que minha TV pode sofrer interferências?
Nossa equipe já divulgou as informações necessárias por meio de campanhas publicitárias, mensagens por SMS e pela imprensa nas áreas de maior risco de interferência. As campanhas já foram encerradas. Após a ativação do 4G na faixa de 700 MHz em milhares de cidades, nenhuma interferência foi identificada.
12. Como a TV Perfeita sabe quais regiões ou áreas poderão ser afetadas?
Uma das possíveis causas de interferências é a instalação de novas torres de 4G que utilizam a faixa dos 700 MHz. Quando identificávamos que uma nova torre seria ativada, atuávamos de maneira preventiva, promovendo campanhas de divulgação direcionadas aos moradores daquela região específica.
13. Como vocês conseguiram detalhes a meu respeito?
Na verdade, não temos detalhes a respeito das pessoas. Problemas de recepção de TV são específicos para um local, mas não para uma pessoa.
14. Como vocês se prepararam para tudo isso? Vocês fizeram testes?
Exatamente, só conseguimos nos preparar para atender a todos de forma preventiva ou reativa porque muitos testes foram feitos. Os testes preliminares foram coordenados pela Anatel e envolveram emissoras de televisão, operadoras de telefonia celular, Universidades e Centros de Pesquisa. Os testes foram importantes para nos ajudar a compreender em que extensão o serviço 4G em 700 MHz poderia interferir nos serviços da TV aberta terrestre e avaliar a melhor maneira de iniciar o serviço 4G. A TV Perfeita também estudou as experiências de outros países e realizou pesquisas para descobrir se os telespectadores brasileiros são capazes de instalar os filtros. Todo esse esforço garantiu que estivéssemos preparados para fornecer a melhor ajuda e orientação ao telespectador para a continuidade do serviço de TV aberta e na ativação do serviço 4G em 700 MHz.
15. O que são as interferências?
As interferências mais comuns são quadriculados, congelamentos, estalos no som, ausência de imagens, de áudio ou mesmo de canais, além de chiados, “fantasmas” e chuviscos. Isso pode ocorrer em alguns momentos ou o tempo todo. Se algum desses itens estiver acontecendo há pouco tempo, provavelmente está sofrendo com algum tipo de interferência. De acordo com nossos testes e estudos e mais de cinco mil visitas técnicas, o mais provável é que haja algum ajuste a ser feito na instalação. Recomendamos que procure um técnico para fazer esta avaliação e ajustar suas instalações.
16. Minha TV pode estar sofrendo interferências e eu não perceber?
Não. As chances de haver interferências são realmente pequenas e dificilmente você não perceberia. Se você utiliza TV aberta e tem dúvidas sobre a qualidade de seu televisor, recomendamos que contrate um técnico para avaliar suas instalações. Se você é cliente de TV paga ou utiliza os serviços via satélite, não corre risco de serem afetados pelas interferências.
17. Estou percebendo a falta de alguns canais de TV. Isso é considerado interferência?
Nem sempre. Algumas emissoras de TV podem ter mudado para novos canais. Talvez, a solução seja apenas buscar e sintonizar os canais novamente para garantir que sua lista de canais esteja atualizada. Se você já sintonizou e não consegue encontrar os canais que procurava, contate um técnico para avaliar se a instalação de antenas e cabos estão adequadas.
18. Meu sinal de TV aberta é fraco ou ausente. Isso é uma interferência?
Não. Os canais por assinatura não correm risco de serem afetados pelo serviço de 4G em 700 MHz.
19. Se eu só assistir TV por assinatura (a cabo ou por satélite), posso sofrer com as possíveis interferências provocadas pelo sinal 4G em 700 MHz?
A mensagem “sem sinal” pode aparecer por várias razões e nem sempre é provocada por interferências. Normalmente, este problema está relacionado à indisponibilidade de sinal na área de recepção, que pode ser fraco ou forte demais, e isso também provoca o bloqueio do sinal. Para ter certeza, recomendamos que acione um técnico para avaliar suas instalações.
20. Se eu utilizar antena parabólica, posso sofrer com as possíveis interferências provocadas pelo sinal 4G em 700 MHz?
Fique tranquilo, o sinal 4G em 700 MHz não interfere em sua tv. Nossos técnicos fizeram mais de cinco mil visitas técnicas por todo o Brasil e não foi identificado nenhum caso de interferência. Mas já que percebeu algum tipo de interferência, verifique se a antena parabólica está bem posicionada. Se necessário, chame um antenista. Ele poderá ajudá-lo a resolver o problema.
21. Podem ocorrer interrupções em dispositivos como computadores e tablets?
Não. A única chance de ocorrer alguma interrupção ou interferência em computadores e tablets é para os casos em que os dispositivos estão plugados via USB em um sintonizador de TV.
22. Meu celular pode provocar interferências na TV?
Sim. Se seu celular, smartphone, laptop ou tablet opera em sinais 4G na faixa dos 700 MHz, podem provocar possíveis interferências. São casos muito raros e isso só ocorre se estes aparelhos estiverem próximos da TV que utiliza antena interna amplificada. Para esses casos, mantenha seus equipamentos afastados da sua TV.
23. Eu tenho um receptor de TV digital portátil, serei afetado?
As TVs portáteis que recebem sinal digital podem ser afetadas se estiverem muito próximas de uma torre de transmissão do sinal 4G. Mas a interferência deve desaparecer ao se afastar da torre.
24. Os rádios serão impactados?
Não. O serviço 4G em 700 MHz não impacta os serviços de rádio.
25. Sou síndico de um condomínio que utiliza antena coletiva para TV aberta. O que devo fazer?
A TV Perfeita distribuiu os filtros gratuitamente para os condomínios residenciais que utilizam antena coletiva para sinais de TV aberta. Porém, a distribuição já foi encerrada. Caso não tenha recebido, recomendamos contate um técnico. Ele deverá entrar em contato com os fornecedores listados abaixo para adquirir o dispositivo:
- Pró Eletronic: https://proeletronic.com.br
- Componet: https://componet.com.br
- Aquario: https://loja.aquario.com.br
26. Moro em prédio ou condomínio que usa antena coletiva para TV aberta. O que devo fazer?
Todos os condomínios residenciais das regiões que poderiam ser impactadas receberam um filtro para ser instalado junto ao sistema de antena coletiva. Instalando o filtro, os condomínios estariam eliminando qualquer possibilidade de interferência quando as cidades tivessem o 4G na faixa de 700 MHz ativado. Porém, como nenhuma interferência foi identificada em mais de 3 mil cidades, é pouco provável que haja a necessidade de instalação do filtro. Por isso, caso o 4G tenha sido ativado em sua cidade e seu condomínio esteja com algum tipo de problema na recepção de sinais de TV aberta, oriente o síndico ou administrador a acionar um técnico para verificar o que pode estar provocando a falha.
27. Sou morador de condomínio, mas prefiro utilizar uma antena interna. O que devo fazer?
Caso perceba algum tipo de interferência, a recomendação da TV Perfeita é que passe a utilizar uma antena externa ou a antena coletiva de seu condomínio.
28. Onde posso encontrar mais informações sobre quais áreas têm cobertura 4G?
Para mais informações, verifique a cobertura 4G nos sites das operadoras de telefonia celular da sua cidade.